O que você está procurando?

Bruna Monteiro />

Especial Previdência – O que significa paridade?

O termo paridade deriva do latim paritate e quer dizer semelhante, igual

Segundo dados da Susep, menos de 3% da população economicamente ativa (PEA) no Brasil tem acesso a um fundo de pensão. Desse total, não são todos que têm direito ao benefício da paridade. Você entende o que é esse benefício?

O termo paridade deriva do latim paritate e quer dizer semelhante, igual. Em outras palavras, pode ser descrito como uma relação “de um para um”, ou seja, para cada R$1 que se deposita no plano de previdência, as patrocinadoras aplicam mais R$1 no seu plano. Na prática, é como se o participante do plano tivesse acesso a um investimento financeiro com rendimento de 100% para cada contribuição.

Por esse motivo, é válido utilizar esse benefício ao máximo, ou seja, contribuir com o valor ou percentual máximo coberto pela paridade, para ter condições de aumentar ao máximo o saldo de reserva do seu plano.

Se você tem acesso a um plano de previdência que oferece essa vantagem, mas ainda não aderiu ao plano, faça simulações e verifique o quanto este planejamento fará diferença no seu período de aposentadoria. Se você tem o plano, mas não usufrui ao máximo o seu benefício, reveja o valor ou percentual de sua contribuição mensal.